terça-feira, 9 de abril de 2013

Aves do Sul de Minas Gerais



    Grande parte destes registros fiz com a ajuda do Biólogo Eric Arruda, grande conhecedor de aves, um grande professor, não posso também deixar de citar  fotógrafo Geiser Trivellato que esta me dando grandes dicas e me ajudando a identificar algumas espécies que fotografo quando o Eric não esta por perto. Estes registros foram feitos não só no planalto de Poços como também em outros locais do Sul de Minas.
   A América do Sul é o continente que possui maior riqueza específica de Aves. Vivem aqui cerca de um terço das espécies de aves existentes na Terra (Negret al., 1984).

    O Brasil possui 1901 espécies de aves com ocorrência registrada, portanto, possuindo a terceira maior diversidade dessa classe no mundo; ficando atrás somente da Colômbia e do Peru (CBRO, 2011). O único levantamento da avifauna ocorrente em toda extensão do município de Poços de Caldas registrou o total de 256 espécies (SPVS/ALCOA, 1990).

  Trabalhos posteriores acrescentam novas espécies à primeira listagem, podendo a somatória atingir aproximadamente 400 espécies (Williams & Liberali, 2008; Williams et al, 2012). Dentro da diversidade da avifauna do Planalto podemos destacar as espécies: Anthus nattereri (Caminheiro-grande), Pyroderus scutatus (Pavó), taoniscus nanus (nambu-carrapé) dentre outras, que constam nas atuais listas de espécies ameaçadas.


   Das aves encontradas dentro do planalto tenho fotografia de aproximadamente 240 espécies incluindo algumas que não constavam nas listas oficiais de Poços, como a Mycteria americana, Bubo virginianus, Habia rubica, Jabiru mycteria entre outras.


   Fotografar estas aves é um grande desafio que necessita não só de bons equipamentos como também de um bom conhecimento de campo, especialmente no que se refere a avifauna, como seus hábitos, cantos e ocorrência. O uso de guias de campos e play backs podem colaborar bastante, lembrando que este último deve ser usado com critérios sendo que em alguns parques, como na Serra da Canastra, por exemplo, é proibido. Outro fato a ser considerado que o uso deste equipamento e similares tira a espontaneidade do bicho, tirando a chance do fotógrafo mostrar seus hábitos e exclui a possibilidade de flagrantes.


Veja abaixo algumas destas fotos que estarão em breve no primeiro guia fotográfico de aves do planalto de Poços de Caldas. 

Referências
SPVS/ALCOA. Lista das aves do Planalto de Poços de Caldas1990
Williams, E. A. & Liberali, G. M. M. Estudo qualiquantitativo e trófico da avifauna da Fundação Jardim Botânico Poços de Caldas. Disponível em: 

http://www.jardimbotanicopocos.org/sites/default/files/imagens/noticias/Estudo%20qualiquantitativo%20e%20tr%C3%B3fico%20da%20avifauna%20da%20Funda%C3%A7%C3%A3o%20Jardim%20Bot%C3%A2nico%20Po%C3%A7os%20de%20Caldas.pdf. Último acesso em: 07/03/2013.
Williams, E. A.; Andrade, L. B.; Godoy, E. J. Composição e estrutura trófica da avifauna de quatro fragmentos em perímetro urbano em Poços de Caldas, Minas Gerais, Brasil. Disponível em: http://www.jardimbotanicopocos.org/sites/default/files/imagens/noticias/levantamentodeavifauna2012.pdf. Último acesso em: 07/03/2013.





joão-porca (Lochmias nematura)


limpa´folha (Sclerurus scansor)































































































































































Não ocorre no planalto, ave endêmica da Serra do Espinhaço. 


















tico-tico-rei-cinza (Lanio pileatus)
papa-mosca-cinzento (Contopus cinereus) 
rabo-branco-de-garganta-rajada (Phaethornis eurynome)
andorinha-do-cerrado (Stelgidopteryx ruficollis)

filhote de joão-curutu (Bubo virginianus) 

gavião-quiri-quiri.
Tiê-preto (Tachynohonus coronatus)

bagageiro (Phaeomyias murina)
caminheiro-zumbidor (Anthus lutescens
filhote de chupa-dente (Conopophaga lineata)
filhote de coleirinho (Sporophila caerulescens) 
acuã (Herpetotheres cachinnans)
Juruviara (Vireo olivaceus)
noivinha-branca (Xolmis velatus)



5 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho exposto aqui no blog.
    Tenho um blog "asasdeBarbacena" onde exponho fotos das espécies de meu município, Barbacena em MG. Me surpreendi por usar o mesmo fundo de tela que o seu blog, mas deve ser por aproximação de interesses.
    Abcs e sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado!! Deve ser mesmo! Vou dar uma olhada. Na verdade preciso dar uma atualizada em algumas informações e postar novas fotos, mas falta um pouquinho de tempo. Abraços!! Obrigado!!

    ResponderExcluir
  3. parabéns pela qualidade do trabalho paixão e dedicação! Estou na área rural de Extrema e identifiquei muitas aves que existem por aqui também!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo trabalho! Estou em Pouso Alegre e a diversidade é grande.

    ResponderExcluir